Há alguns meses, a empresa havia anunciado o primeiro membro da família Broadwell, de codinome Core M (também chamado de Broadwell-Y), que hoje equipa uma série de dispositivos. Essa linha de processadores é principalmente destinada à categoria de dispositivos 2 em 1, como notebooks híbridos, que podem funcionar como um PC tradicional ou um tablet.
Broadwell-U, os novos membros da família Broadwell
Os próximos membros da família Broadwell, batizados de Broadwell-U, atenderão outra categoria de produtos. Equipando computadores all-in-one, mini desktops, estações de trabalho, notebooks entusiastas e laptops de telas grandes, esses componentes cobrirão uma grande quantidade de dispositivos.
Ao todo, são 14 novos processadores para consumidores e para o mercado corporativo; 10 novas unidades “embaladas” por 15W com Intel HD Graphics; 4 novos processadores de 28W integrados com Intel Iris Graphics; e novos chips das linhas Intel Pentium e Celeron.
Comparativo com a geração anterior
Para comprovar a qualidade de seus novos chips, a Intel colocou um dos membros da linha Broadwell-U (o Intel Core i7-5600U com Intel HD Graphics 5500) em um comparativo com um processador da 4ª geração (Haswell), o Intel Core i7-4600U com Intel HD Graphics 4400.
A quinta geração do processador possui 35% a mais de transistores que seu antecessor, dando um salto de 960 milhões para 1,3 bilhões. Apesar disso, o chip novo é 37% menor que o antigo, mostrando como é clara a evolução da Intel nesse sentido. A união dessas mudanças com o processo de fabricação de 14 nanômetros consegue entregar gráficos 3D 22% melhores, uma conversão de vídeo 50% mais rápida, um aumento de produtividade de até 4% e um aumento de autonomia de até 90 minutos.
Muito mais para a 5ª geração
Os gráficos também melhoraram na quinta geração de processadores da companhia. Com a adição do Intel HD Graphics 5500, Intel HD Graphics 6000 e Iris Graphics 6100, a qualidade das imagens pode ser ainda melhor do que os trazidos pela família Core M (o Intel HD 5300). Um novo controlador wireless, o AC 7265, estreia a segunda geração com suporte ao 802.11ac prometendo ser mais rápido, poderoso, menor e ainda mais econômico.
Os processadores de alta performance (com consumo acima de 45W e quad-core), no entanto, só serão apresentados a partir do segundo semestre de 2015. Esses componentes equiparão desktops e notebooks de alta performance, aqueles que demandam ainda mais desempenho e deixam um pouco de lado aspectos como economia e tamanho.